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Habemus Tera: VW lança SUV com preço a partir de R$ 99,9 mil

Montadora aposta alto no novo modelo, que chega às lojas no dia 5 de junho

Nilton Valentim
26/05/2025 | 15:45
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VW/Divulgação


 O Tera, novo SUV da Volkswagen, está oficialmente lançado e chega às lojas em 5 de junho. A montadora aposta alto no modelo, a ponto de atribuir a ele o status de ícone, comparado a sucessos de público e vendas, como o Fusca – que teve 3 milhões de unidades produzidas -, e o Gol, com 7 milhões. Serão cinco versões, com preços que vão de R$ 99,9 mil (MPI 1.0 com câmbio manual) a R$ 142.290 (Hight + Pacote Outfit The Town Edition).

Desenvolvido no Brasil e fabricado em Taubaté, no Vale do Paraíba, o carro estreia sendo vendido para 20 países e em dois continentes. Além disso, será responsável por apresentar ao mercado o Otto, plataforma de inteligência artificial generativa desenvolvida pela Volks.

“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca e o Gol, líder de vendas por 27 anos, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados”, afirmou Ciro Possobom, presidente & CEO da Volkswagen do Brasil.

O Tera é oferecido com duas versões de motor: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

SEGURANÇA
Todas as versões do Tera são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

Por falar em pneus, as versões MPI e TSI utilizam rodas 16’’, ennquanto a Confort e a High são calçadas com rodas de 17’’.

O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.

O carro tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).

As versões Comfort e High têm o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

IMPACTO
A produção do Tera é responsável pela geração de 260 novos empregos diretos na produção da
fábrica da Volkswagen em Taubaté, sendo 40% mulheres, chegando a 2.600 novos
empregos indiretos na cadeia de fornecedores. Com índice de 80% de nacionalização, o carro conta com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras. Em 2025, demandará R$ 3,23 bilhões em compras de peças, valor que representa 12% do total de compras de peças previsto pela Volkswagen do Brasil no ano (R$ 26,3 bilhões). A empresa instalou
347 novos, chegando ao um total de 875 na unidade.




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